Wiki Catolica
Advertisement
Apresentação
3 O Evangelho de Tomé
7 Conclusão

Entre Belém, Egito e Nazaré: medo, reverência e morte de José[]

Tendo Salomé como companheira de viagem, José, Maria e o menino Jesus fugiram para o Egito e ali permaneceram por dois anos até passar a inveja de Herodes. Durante a viagem, sucedeu que de uma caverna saíram dragões. Maria teve medo. Jesus pulou de seu colo e ficou de pé diante deles e esses o adoraram. Leões e leopardos os acompanhavam pelo deserto, adorando Jesus e prestando serviços.

João, ainda menino, fora procurado pelos soldados de Herodes para ser morto. Isabel o escondeu nas montanhas, mas seu pai, Zacarias, não escapou da morte, pois negou entregar seu filho aos emissários de Herodes.

Outra tradição diz que no sétimo dia, eles entraram em Belém. No oitavo dia fizeram a circuncisão de Jesus. Somente depois de dois anos é que, guiados pela estrela, vieram os magos do oriente para adorar Jesus. Ao menino ofereceram, cada um, uma moeda de ouro; além disso, um deles ofereceu-lhe outro (rei), outro incenso (sacerdote), e o terceiro, mirra (profeta).

Depois desses acontecimentos, José voltou para Israel e passou a viver com a sua família na cidade de Nazaré, na Galileia. Maria acompanhou José até os últimos dias de sua vida. No dia de sua morte, Maria, juntamente com Jesus, estava no quarto com ele. Ela tocou os seus pés e viu que ele tinha morrido. Chamou os filhos de José e anunciou a morte do pai. Jesus tinha vinte anos, quando José morreu.

Advertisement