Wiki Catolica
Advertisement

As alianças de Deus com a humanidade:

  1. Primeira Aliança
    1. Gn 6,18: (confirmada em Gn 9,9)
      1. Mas com você eu vou estabelecer a minha aliança, e você entrará na arca com sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos.
      2. Sinal da Aliança: Gn 9,13: Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a terra.
    2. Gn 15,18-21: (confirmada em Gn 17,1-5)
      1. 18Nesse dia, Javé estabeleceu uma aliança com Abrão nestes termos: «À sua descendência eu darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates: 19os quenitas, cenezeus, cadmoneus, 20heteus, ferezeus, rafaítas, 21amorreus, cananeus, gergeseus e jebuseus».
      2. Sinal da Aliança: Gn 17,11: Circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês
    3. Ex 19,5: (confirmada em 20,1-21)
      1. Portanto, se me obedecerem e observarem a minha aliança, vocês serão minha propriedade especial entre todos os povos, porque a terra toda pertence a mim.
      2. Sinais da Aliança:
        1. Ex 24,8:Moisés pegou o sangue e o espalhou sobre o povo, dizendo: «Este é o sangue da aliança que Javé faz com vocês através de todas essas cláusulas».
        2. Arca da Aliança (Ex 25,10)
        3. Ex 31,13:Diga aos filhos de Israel: ‘Observem meus sábados, porque são um sinal entre mim e vocês, ao longo de suas gerações, para que todos saibam que eu sou Javé, aquele que santifica vocês. (confirmada ou renovada?)
        4. Ex 34,10:Veja! Vou fazer uma aliança. Vou realizar diante do seu povo maravilhas como nunca foram feitas em nenhum país ou nação: todo o povo que rodeia você verá a obra impressionante que Javé vai realizar com você. (confirmada ou renovada?)
        5. Tenda da Aliança (Nm 50,1)
  2. Segunda Aliança
    1. A Nova e Eterna Aliança
      1. Mt 26,28
      2. Mc 14,24
      3. Lc 22,20
      4. 1Cor 11,25
    2. Confirmação da Aliança: (Hb 8,8) Mas Deus, queixando-se contra o seu povo, diz: Eis que virão dias, fala o Senhor, nos quais concluirei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.(Ver Jr 31,31-34)
    3. Sinais da Aliança
      1. Rm 11,32: Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos.
      2. 2Cor 3,6: Foi ele que nos tornou capazes de sermos ministros de uma aliança nova, não aliança da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, e o Espírito é que dá a vida.
      3. Hb 7,22: Por essa razão, Jesus se tornou a garantia de uma aliança melhor.
      4. Gl 4,28-31: Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaac. Acontece agora como acontecia naquele tempo: o que nasceu de modo natural persegue aquele que nasceu segundo o Espírito. Mas o que é que diz a Escritura? «Expulse as escrava e o filho dela, porque o filho da escrava não receberá a herança junto com o filho da mulher livre». Portanto, irmãos, nós não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.
      5. Ez 36,27
      6. Hb 9,15
Advertisement