Wiki Catolica
Advertisement

Os apóstolos eram dose discípulos escolhidos por Jesus para o seguir (Jo 15,16)

Lista dos Apóstolos
Evangelho segundo Mateus Evangelho segundo Marcos Evangelho segundo Lucas Atos dos Apóstolos
Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.

Simão Pedro[]

Em grego 'σιμων ο λεγομενος πετρος', São Pedro foi martirizado na cidade de Roma, por volta do ano 64 d.C., durante a perseguição dos cristãos pelo imperador Nero, crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o Senhor havia morrido.

André[]

Em grego 'ανδρεας', Santo André foi para a terra dos canibais, que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, por Eusébio de Cesareia. Os cristãos daquela região atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde foi martirizado. É considerado o fundador da igreja em Bizâncio (depois chamada Constantinopla e, atualmente, Istambul), motivo pelo qual é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla, foi crucificado em uma cruz em forma de x.

Tiago[]

Em grego 'ιακωβος', filho Zebedeu ('ζεβεδαιου'), São Tiago, também chamado de Tiago Maior, foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi decapitado em 44 d.C. por Herodes Agripa I, sendo o único cuja morte é citada na Bíblia.

João[]

Em grego 'ιωαννης', filho Zebedeu ('ζεβεδαιου'), São João Evangelista tornou-se o mais destacado teólogo. Tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa. Segundo algumas interpretações, era o discípulo amado. Era o líder da Igreja na região da cidade de Éfeso, e diz-se que tinha Maria, a mãe de Jesus, em sua casa, de quem cuidava. Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, pelo meio da década de 90 d.C., ele foi exilado na Ilha de Pátmos. Foi ali, segundo se crê, que ele teria escrito o último livro do Novo Testamento: o Livro do Apocalipse. Uma tradição latina muito antiga informa que ele escapou sem se queimar, depois de ter sido jogado num caldeirão de óleo fervente. Isso teria acontecido na cidade de Roma. Morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 (atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Contudo, conta-se que sua tumba estava vazia quando foi aberta por Constantino para edificar-lhe uma igreja.

Filipe[]

Em grego 'φιλιππος', São Filipe possivelmente teve um ministério muito poderoso em Cartago, no Norte da África, e então na Ásia Menor, onde a mulher de um procônsul romano se converteu. Provavelmente morreu crucificado, mas alguns afirmam que foi preso e torturado pelo procônsul.

Bartolomeu[]

Em grego 'βαρθολομαιος', São Bartolomeu fez viagens missionárias para muitas partes. Porém tal informação é passada apenas através da tradição. Ele teria ido à Índia com Tomé, voltou à Armênia, e foi também à Etiópia e ao sul da Arábia. Teria sido esfolado vivo e, depois, decapitado pelo governador de Albanópolis, atual Derbent. Alguns estudiosos supõem que seja a mesma pessoa que no evangelho de João (Jo 1,45-49; Jo 21,2) é chamado Natanael ('ναθαναηλ')

Mateus[]

Em grego 'μαθθαιος', São Mateus foi um coletor de impostos e escritor de um dos Evangelhos, ministrou na Pérsia (atual Irã) e na Etiópia. Um dos mais antigos comentários diz que ele não foi martirizado, enquanto outros dizem que ele foi apunhalado até morrer na Etiópia.

Tomé[]

Em grego 'θωμας', São Tomé foi provavelmente o mais ativo do apóstolos ao leste da Síria. Uma tradição informa que ele pregou até a Índia. Os cristãos indianos chamados Martoma, uma denominação muito antiga dentro do Cristianismo, o reverenciam como o fundador dela, foi morto em Mylapore, na Índia, por lanças de quatro soldados, conhecido como o que não cria ou incrédulo.

Tiago, filho de Alfeu[]

Em grego 'ιακωβος', filho de Alfeu ('αλφαιου'), São Tiago, também conhecido como Tiago Menor, é um dos pelo menos três outros Tiagos referido no Novo Testamento. Existe alguma confusão sobre quem seria quem, mas este Tiago é considerado como sendo o que ministrou na Síria e teria morrido por apedrejamento.

Simão, chamado zelote[]

Em grego 'σιμων', o cananeu ('καναναιος'), São Simão, o zelote, teria ministrado na Pérsia e martirizado naquela região. Morto depois de negar sacrificar ao deus Sol, juntamente com Judas Tadeu.

Tadeu ou Judas, de Tiago[]

Tadeu (segundo Mt e Mc), em grego 'θαδδαιος', ou Judas (segundo Lc e At), em grego 'ιουδαν', (filho ou irmão) de Tiago ('ιακωβου'), São Judas Tadeu (ou Lebeu), um dos três Judas relacionados com o ministério terreno de Jesus Cristo, foi chamado para ser um dos doze, não podendo ser confundido com o traidor Judas Iscariotes. Diz a tradição que se dedicou à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia. Martirizado a machadadas pelas autoridades persas e pela multidão instigada por sacerdotes zoroastristas juntamente com Simão, o Zelote.

Judas Iscariotes[]

Em grego 'ιουδας' Iscariores ('ισκαριωτης'), Judas Iscariotes teria sido convocado pelo próprio Jesus, mas traiu o Mestre enquanto este orava no Getsêmani. Suicidou-se em um precipício, provavelmente no lugar chamado Aceldama. Antes disto teria tentado o enforcamento. Foi substituído por São Matias.

Advertisement