Wiki Catolica
Advertisement
Apresentação
3 O Evangelho de Tomé
7 Conclusão

Texto, datação e autoria[]

O Tomé grego foi escrito em Jerusalém sob a influência de Tiago. Já o texto em copta, variação da língua grega falada no Egito, foi escrito (ou traduzido) em Edessa, Síria, sob a influência de Tomé. Daí o nome Evangelho de Tomé. Os estudiosos divergem quanto à datação do evangelho de Tomé. Afirmam ser a redação final do Século IV, mas de composição nos meados do Século II da era comum. Mais especificamente, os críticos falam dos anos 50, 90, 140 ou 200. O que dizer diante de tantas hipóteses? Nós preferimos optar por duas datas, a saber:

  1. Ano 50 e.C. Motivação: os ditos ou falas de Jesus presentes no Evangelho de Tomé parecem ser o modo primitivo dos escritos sobre Jesus, bem como do seu modo de ensinar. O modo narrativo e sistemático dos evangelhos canônicos é posterior. As parábolas de Tomé, estudadas em relação às parábolas dos evangelhos canônicos, nos revelam com mais clareza o contexto sócio-político da Palestina no tempo de Jesus. O modo como essas aparecem alegorizadas nos sinóticos revelam a preocupação posterior das comunidades que as adaptaram segundo os problemas internos e externos de seu tempo.
  2. Ano 140 e.C. Motivação: o evangelho de Tomé, dito 52, diz que os discípulos de Jesus disseram-lhe: vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos falaram de ti. Essa fala dos discípulos parece ser uma referência ao cânon da Bíblia hebraica, o qual foi fechado na primeira metade do Século primeiroo Concílio de Jâmnia ocorre em 90 e.C. e 118 e.C.. O evangelho de Tomé teria sido escrito depois dessa data.

A autoria do evangelho de Tomé está dita no cabeçalho do evangelho: ... palavras... escritas por Dídimo Judas Tomé. Por que do nome Dídimo Judas Tomé? O evangelho de João, no capítulo 21, versículo 2, chama Tomé de Tomé Dídimo. Sabemos que a tradição joanina veiculou Tomé com a experiência do discípulo que não acreditou na ressurreição de Jesus e, por isso, precisou tocar no ressuscitado para crer. Por outro lado, é notório o objetivo do evangelho de Tomé ao chamá-lo com três nomes. vejamos o significado de cada um deles. Dídimo é um nome grego que significa gêmeo. Judas, segundo os textos canônicos é irmão de Tiago, que é irmão de Jesus (Gl 1,19). Na tradição da igreja da Síria, Judas era o irmão gêmeo de Jesus. Tiago exerceu forte liderança entre os discípulos após a morte de Jesus, sendo que Pedro obteve a primazia do grupo. Tomé é um nome aramaico e também significa gêmeo. Desse modo, afirmar que esse evangelho tem a autoria de Dídimo Judas Tomé significa relacionar o autor desse evangelho em grau de parentesco com Jesus, o que confere autoridade ao texto.

Advertisement